A realização de uma grande obra, em Porto de Mós, no âmbito da energia eléctrica que mudou por completo e de forma útil a cultura e a vida da população residente, em 1933.
Durante o ano de 1930, Dom José Saldanha da Gama, o principal empresário da Empresa Mineira do Lena, empenhou todos os seus esforços na construção da Central Termoeléctrica de Porto de Mós, tornando-se um dos empresários de maior importância no distrito de Leiria, pelo seu contributo desinteressado, no desenvolvimento da produção de energia eléctrica, para o abastecimento desta região.
Após o limite desta obra , em 1933, a população do Concelho de Porto de Mós, passou a possuir dos benefícios de uma das grandes obras da história da energia eléctrica, procedendo à substituição das tradicionais lanternas de azeite e dos candeeiros de petróleo, utensílios inseparáveis da população, na escuridão da noite, pela iluminação artificial produzida na Central Termoeléctrica.
Com a construção da rede eléctrica nesta região, a vila de Porto de Mós beneficiou de um enorme desenvolvimento comercial. Caracterizada pela introdução de novos produtos comerciais, como os electrodomésticos e todos os aparelhos alimentados pela electricidade, que rapidamente se estenderam por todo o Concelho, originando uma alteração na forma de vida e cultural da população residente.
Manuel gil e Micael Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário