É uma capela do século XVIII.
Sobre quatro colunas de mármore de Estremoz assentam outros capiteis bem esculpidos.
Durante a Paroquialidade de hoje, foram feitas importantes obras de remodelação no interior da igreja.
Igreja de Alcaria
A igreja de Alcaria da invocação de nossa Senhora dos Prazeres, teve início numa pequena capela em 1604 que com os sucessivos aumentos em 1638, 1741 e 1932 atingiu a dimensão actual. A torre é de 1890 e o adro de 1921-1922.
Igrejas e Capelas do Juncal
A mais antiga capela do Juncal é a de S. Miguel do Peral, do século XVI no Outeiro.
A Igreja Paroquial é um belo templo de 1780. O interior é forrado com painéis de azulejos.
Capela de S. Jorge
Esta capela foi construída por volta de 1390 a mando de D. João I e D. Nuno Álvares Pereira, a Capela de S. Jorge está, como toda a gente sabe, ligada à célebre Batalha dita de Aljubarrota, travada ali naquele preciso lugar a 14 de Agosto de 1385.É pois o símbolo dessa batalha, entre Portugueses e Castelhanos e a invocação de S. Jorge deve-se ao facto de ser este santo o Patrono de D. Nuno Álvares Pereira. Igreja de Alvados
A Igreja Paroquial de Alvados é uma das mais bonitas do século XVII, do Distrito de Leiria. A torre porém só foi construída em 1894. Num dos altares colaterais está o Sagrado Coração de Jesus, a imagem de Nossa Senhora da Piedade e o Menino Jesus. No outro, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santo António e Nossa Senhora da Consolação (Padroeira da freguesia).
Recentemente foi construída na Cruz da Légua uma capela que tem uma lápide que diz “ D. Alberto Cosme do Amaral” benzeu e inaugurou esta Capela construída pelo povo em 6-1-1980.
Igreja e capela de S. Bento
A principal Igreja desta freguesia, foi construída em estilo moderno, contrastando com a que existia no mesmo sítio, de estilo absolutamente rústico, do século XVII.
A actual foi construída em 1950, e a torre só foi erguida em 1988.
Rafaela Ribeiro
Guilherme Nunes
Parabéns, aos meus meninmos
ResponderEliminar